sábado, 21 de outubro de 2017

A ORIGEM DO OUTUBRO ROSA



O câncer de mama é um dos tipos mais frequentes da doença, afetando inúmeras mulheres em todo o mundo. A boa notícia é que esse tipo de câncer tem cura, desde que seja descoberto a tempo.

 Em função disso, diversas ações foram acontecendo em cidades americanas, como movimentos de conscientização para a descoberta precoce dos tumores.
Assim, em 1990, aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque e seu símbolo foi um lacinho rosa. 

Desde então o evento passou a ser anual . Sete anos depois, em 1997, entidades de outras cidades dos EUA começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e escolheram o mês de outubro para sua realização.Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países do mundo.

Independente da idade, todas as mulheres devem tocar suas próprias mamas, em busca de alguma anormalidade. Escolha momentos em que esteja sozinha, durante o banho, deitada… enfim, um momento de tranquilidade. 

Levante o braço e com a outra mão, apalpe toda a mama, incluindo as axilas e a parte da aréola. Caso encontre qualquer tipo de anormalidade, procure um médico, que solicitará exames mais específicos.



A bandeira da prevenção e do diagnóstico precoce alerta as mulheres para a importância do autoexame, já que a maioria dos diagnósticos foram apontados pelas próprias mulheres,  no entanto, a mamografia é importantíssima e deve ser realizada uma vez a cada dois anos, na rede pública ou privada, mesmo que não tenha sido encontrada nenhuma anormalidade no autoexame.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura.

Confira alguns possíveis sinais da doença:

  • Caroço (nódulo) fixo e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Líquido saindo dos mamilos.

Um ou mais desses sinais podem indicar a presença da doença, mas o diagnóstico preciso só poderá ser feito pelo médico, por meio de exames específicos.
Como se proteger da doença

  • Praticar atividades físicas;
  • Adotar alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar, se possível.

Algumas pesquisas revelaram que aproximadamente 30% dos casos de mulheres com propensão ao câncer de mama puderam evitá-lo adotando essas recomendações.
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens), principalmente após os 50 anos.

Então, meninas, entendam a importância do autoexame e da realização da mamografia regularmente. Sigam as dicas de prevenção, espalhem essas recomendações e aproveitem tudo o que outubro tem de bom!



Caso seja necessário fazer um implante de mama, venha conversar com os profissionais da Clínica Biazotti, eles vão garantir que você fique linda e saudável.
Equipe Clínica Biazotti – Estar em harmonia com o seu corpo pode fazer toda a diferença.

Equipe Clínica Biazotti

 Agende uma consulta



Local: Araraquara, SP, Brasil
Anterior Proxima Página inicial

Um comentário:

  1. Olá, Dr.

    Quer ajuda para escrever os textos do seu Blog?

    É importante ter esse canal sempre atualizado com postagens regulares que despertem o interesse dos pacientes atuais e futuros, compartilhando o conhecimento da melhor forma.
    Sou escritor com 37 anos de experiência retratando histórias de vida, histórias de família e trajetórias corporativas, podendo marcar uma data especial ou prestar homenagem inesquecível, inclusive póstuma.
    Para elaborar os textos do Blog no estilo atual, preciso apenas de informações básicas. O custo será bem razoável.
    Também elaboro livro abordando assunto da sua especialidade, reunindo textos e imagens. Assim terá uma obra exclusiva, com sua autoria, sem se preocupar com a produção do conteúdo, que será ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes.
    Estou à disposição para mais informações.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    19 99217-7849

    VIDAESCRITA.COM.BR

    ResponderExcluir